HOJE DIA 10 É O DIA DA PIZZA.

Dizem que São Paulo tem as melhores pizzas do mundo, mas a gente sabe que gosto é coisa pessoal. De qualquer forma, é impossível negar a importância que essa delícia redonda tem no cardápio (e na vida) dos paulistanos.

O apego é tão grande que, em 1985, os paulistanos inventaram o Dia da Pizza. A data escolhida pelo então secretário de Turismo da cidade, Caio Pompeu de Toledo, foi 10 de julho, dia em que ocorria o encerramento do primeiro concurso da melhor receita de pizza paulistana.

De lá para cá, a pizza conquistou o país inteiro e deixou de ser uma exclusividade paulistana. Como você vai comemorar o dia dela?

UM POUQUINHO DE HISTÓRIA...

Registros históricos mostram que os egípcios já assavam discos de farinha na Antiguidade, mas a pizza na forma que nós conhecemos foi inventada pelos italianos, mais precisamente por Don Rafaelle Espósito.

Considerado o primeiro pizzaiolo da história, Don Rafaelle morava em Nápoles e, em 1889, criou para uma pizza com as cores da bandeira italiana. A combinação da mussarela (branca), do tomate (vermelho) e do manjericão (verde) fez sucesso e a receita foi batizada com o nome daquela que havia inspirado a criação, a rainha Margherita.

À BRASILEIRA

A invenção foi trazida para o Brasil pelos imigrantes e começou a ser comercializada no Brás, bairro italiano de São Paulo. Hoje, a cidade tem cerca de 6 mil pizzarias, que produzem mais de 1 milhão de pizzas por dia e faturam por volta de R$4 bilhões por ano.

Se não inventamos a redonda, nós certamente inovamos nos recheios, sabores e até formatos. No Brasil, você encontra pizzas de chocolate, goiabada e sorvete, que podem ser abertas, fechadas e até quadradas.

Abraços

1 comentários:

Clau disse...

Affffff, pizza é tudo de bom!! Rs
Bjinhos, te amo.
Clau